segunda-feira, 16 de junho de 2008

“Cada pessoa, uma história. Cada história, uma língua”


Em foco - Campanha “Cada pessoa, uma história. Cada história, uma língua”
No âmbito do Ano Internacional das Línguas, a UNESCO e o Museu da Pessoa lançam a campanha “Cada pessoa, uma história. Cada história, uma língua” cujo objetivo é, por meio de histórias de vida, reconhecer e valorizar o papel desempenhado pela língua materna como elemento constituinte da identidade de cada um e da sua relação com o mundo.
A UNESCO no Brasil e o Museu da Pessoa convidam todo o país a registrar suas histórias, que podem falar, por exemplo, sobre a cultura de uma região e sobre a importância da língua na sobrevivência daquela cultura, sobre a própria história da língua ou até mesmo sobre as experiências individuais de faltantes de línguas diferentes.

© UNESCO
Como participar: O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida e sua missão é contribuir para que a história de cada pessoa seja valorizada pela sociedade. No seu site, está criado um ambiente virtual para a divulgação e inserção de histórias pelo público geral, que podem ser escritas sob a forma de textos escritos, pequenos vídeos e gravações no portal: http://www.museudapessoa.net/ ou no site www.museudapessoa.net/campanhaunesco.
As histórias serão reunidas em um banco de dados que futuramente contribuirá para formular políticas públicas que favoreçam a diversidade lingüística.